As aulas
As aulas de meditação variam de tempo e conteúdo consoante a faixa etária da criança.
3 e 4 anos
Nestas idades as crianças apresentam um poder de concentração muito reduzido. Logo as meditações devem ser o mais lúdicas possível e curtas. A aula não deve ultrapassar os 30m.
A criatividade com estas idades é o segredo, ser criativo, divertido, lúdico tudo isto numa aula de meditação.
5 aos 7 anos
Com estas idades a criança já entende e vê o mundo de uma forma mais concreta. O seu sentido abstrato apura-se e já consegue concentrar-se durante mais tempo.
É importante ainda dar atenção ao lúdico e à criatividade.
Podem ser incluidas meditações livres.
As aulas deverão ser de 45m.
8 aos 10 anos
A criança apresenta maior maturidade e poder de concentração logo as aulas serão de 45m.
As meditações podem ser um pouco maiores e deverão ser-lhes apresentadas meditações livres ou com momentos de silêncio.
Já consegue visualizar perfeitamente sem "fugir" para outros pensamentos.
11 e 12 anos
Nestas idades as crianças já são capazes de guiar, elas prórprias, uma meditação quando a professora entender que estão capacitadas para tal.
Poderão ser realizadas meditações mais complexas.
As aulas de meditação não deverão ultrapassar os 45m.
A meditação para crianças é uma terapia benéfica para todas as crianças, nomeadamente aquelas que são mais irrequietas e que têm alguma dificuldade de concentração.
Incute nas crianças alguns valores como: o dar aos outros, a partilha, respeitar os outros e aumenta a auto-estima.
No caso do meu filho em particular tem sido um apoio importante, pois ele tem melhorado bastante o modo de ver o mundo e os outros...
Mãe do Tiago
Em nome do Matias, mas principalmente em nome dos pais do Matias, o nosso sincero e sentido Obrigado.
A meditação teve um profundo efeito no Matias - que ainda hoje a pratica - mas as nossas conversas foram essenciais para que os pais do Matias abrissem os olhos e tomassem consciência dos inúmeros erros que estavam a cometer.
Findo o primeiro período escolar, as notas do Matias foram excelentes: 2 muito bons ( estudo do meio e matemática) e 2 bons (português e inglês). O Matias está feliz e motivado e nós descobrimos como é tão fácil atingir bons objetivos só com amor e de forma descontraída.
Patrícia Santos
Amar um filho incondicionalmente é algo natural. Protegê-lo, desejar o melhor, cuidar do seu fisico, são também aspectos tidos como naturais. Compreende-lo nem sempre é tarefa fácil. Há que saber cuidar do seu espirito, ir mais além. dar-lhe ferramentas para que encontre ele próprio o seu caminho, se conheça e se respeite, enquanto Ser.
A Meditação foi o caminho natural que encontrámos para o nosso filho. Em apenas pouco tempo começam a notar-se os resultados. Já o notamos mais tranquilo....mas há ainda um caminho a percorrer.
Obrigada Susana por tudo.
Carla Branco