Escola de Meditação para Crianças

As aulas

As aulas de meditação variam de tempo e conteúdo consoante a faixa etária da criança.

3 e 4 anos

Nestas idades as crianças apresentam um poder de concentração muito reduzido. Logo as meditações devem ser o mais lúdicas possível e curtas. A aula não deve ultrapassar os 30m.

A criatividade com estas idades é o segredo, ser criativo, divertido, lúdico tudo isto numa aula de meditação.

5 aos 7 anos

Com estas idades a criança já entende e vê o mundo de uma forma mais concreta. O seu sentido abstrato apura-se e já consegue concentrar-se durante mais tempo.

É importante ainda dar atenção ao lúdico e à criatividade.

Podem ser incluidas meditações livres.

As aulas deverão ser de 45m.

8 aos 10 anos

A criança apresenta maior maturidade e poder de concentração logo as aulas serão de 45m.

As meditações podem ser um pouco maiores e deverão ser-lhes apresentadas meditações livres ou com momentos de silêncio.

Já consegue visualizar perfeitamente sem "fugir" para outros pensamentos.

11 e 12 anos

Nestas idades as crianças já são capazes de guiar, elas prórprias, uma meditação quando a professora entender que estão capacitadas para tal.

Poderão ser realizadas meditações mais complexas.

As aulas de meditação não deverão ultrapassar os 45m.

A meditação para crianças é uma terapia benéfica para todas as crianças, nomeadamente aquelas que são mais irrequietas e que têm alguma dificuldade de concentração.

Incute nas crianças alguns valores como: o dar aos outros, a partilha, respeitar os outros e aumenta a auto-estima.

No caso do meu filho em particular tem sido um apoio importante, pois ele tem melhorado bastante o modo de ver o mundo e os outros...

Mãe do Tiago

Em nome do Matias, mas principalmente em nome dos pais do Matias, o nosso sincero e sentido Obrigado.

A meditação teve um profundo efeito no Matias - que ainda hoje a pratica - mas as nossas conversas foram essenciais para que os pais do Matias abrissem os olhos e tomassem consciência dos inúmeros erros que estavam a cometer.

Findo o primeiro período escolar, as notas do Matias foram excelentes: 2 muito bons ( estudo do meio e matemática) e 2 bons (português e inglês). O Matias está feliz e motivado e nós descobrimos como é tão fácil atingir bons objetivos só com amor e de forma descontraída.

Patrícia Santos

Amar um filho incondicionalmente é algo natural. Protegê-lo, desejar o melhor, cuidar do seu fisico, são também aspectos tidos como naturais. Compreende-lo nem sempre é tarefa fácil. Há que saber cuidar do seu espirito, ir mais além. dar-lhe ferramentas para que encontre ele próprio o seu caminho, se conheça e se respeite, enquanto Ser.
A Meditação foi o caminho natural que encontrámos para o nosso filho. Em apenas pouco tempo começam a notar-se os resultados. Já o notamos mais tranquilo....mas há ainda um caminho a percorrer.
Obrigada Susana por tudo.

Carla Branco